quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Depois que escrevi o artigo O que é Marketing Viral? Muitos leitores entraram em contado pergunta Como Fazer Marketing Viral?Devidos essas perguntas hoje irei mostrar sete técnicas de marketing viral que servirão para atrair mais visitas e, principalmente, promover o retorno de seus visitantes. São elas:


  • 1. Assinatura de email
    A primeira técnica é muita conhecida. Assinaturas de email são três ou quatro linhas que você coloca em todas as mensagens de email. Assim toda mensagem que você envia leva seu nome e endereço para os leitores.

  • Se a informação que você veicula interessar a outras pessoas além do leitor direto, incentive-o a encaminha-la, multiplicando os leitores e espalhando sua assinatura.

  • Saiba mais sobre esta técnica e aprenda a configurar seu programa de email para que seja automático assista o vídeo e veja “Como Colocar Foto em Sua Assinatura de Email”.

  • E o exemplo clássico continua sendo o Hotmail, um dos primeiros serviços a oferecer email gratuito via web:

  • O site dá emails gratuitos, Uma única linha dizendo “Tenha seu email grátis http://www.hotmail.com/” é anexada ao final da mensagem,
    Os internautas usam o email em sua rede de amigos e colegas espalhando a mensagem, Os amigos e colegas recebem a mensagem e também assinam o serviço, Os novos usuários usam o serviço, espalhando ainda mais a mensagem.

  • 2. Grátis eu gosto
    Dá pra encontrar de tudo gratuito na Internet, não é? Por que será? Será por que as pessoas adoram coisas grátis? Com certeza.

  • A verdade é que nos adoramos não pagar por algum benefício. Aproveite esta faceta humana e ofereça algo gratuito em seu site, alguma coisa que sirva para espalhar seu endereço e trazer novos visitantes ao site, faça.

  • A idéia é dar para vender: uma amostra do produto, uma versão reduzida, trinta dias de experiência, um mini curso com informações de pré-venda, você escolhe.

  • O importante é que seja relacionado ao seu produto e que tenha valor real para o internauta, passando ou reforçando sua mensagem de venda e permitindo que o visitante retorne ao site para comprar ou pelo menos, para obter mais informações.

  • 3. Webcards
    Minha mãe adora mandar webcards. São aqueles cartões postais digitais que a gente recebe de vez em quando.

  • Você lembra como funciona:

  • O remetente visita o seu site e envia o cartão, O destinatário recebe apenas um email dizendo que ‘fulano@qualquercoisa.com acaba de mandar um web card’ e ele deve visitar a página para ver o cartão, Ele visita a página e responde ou manda para outra pessoa, aumentando a exposição.

  • É assim que o vírus se espalha, percebe?

  • 4. Ezine
    Um ezine é um informativo na forma de email que você recebe de tempos em tempos. O MEiO no Email ou o Webinsider são exemplos e se você ainda não tem, está na hora de pensar nisto.

  • A questão aqui é publicar artigos que realmente interessem seus visitantes e incentiva-los a encaminhar a mensagem para quantas pessoas quiser.

  • Eu gosto de dizer: “Se você gostou, envie para um amigo, se não gostou, envie para um inimigo”. Brincadeiras à parte, o que importa é ser criativo e ficar concentrado em seu nicho de mercado.

  • 5. Mensagens instantâneas
    Um dos maiores sucessos da internet é o MSN, um programa que permite saber quando algum conhecido está conectado à internet e enviar mensagens para ele que as recebe na mesma hora e responde.

  • Acontece que para usar o MSN, ambos os lados têm que ter o programa em seu computador e é está a beleza do negócio: qualquer pessoa que goste do MSN vai insistir com você que também use. Daí você tem que ir ao site, baixar o programa e se cadastrar no serviço, que é gratuito.

  • A partir daí ele vai estar lá com você em cada navegação. Com você e mais ou menos 80 milhões de pessoas no mundo todo.

  • 6. Se você gostou deste site, recomende
    Você já deve ter visto esta mensagem em alguma página. Um simples script que permite que o visitante que gostou do site envie facilmente uma mensagem para seus amigos.

  • Há vários sites que oferecem scripts gratuitos. Uma opção brasileira é o http://www.recomenda.com.br/. É bem fácil de colocar em sua página.

  • 7. Tenha um exército de vendedores
    Imagine milhares de sites com banners apontando para seu endereço. Imagine só pagar quando uma venda acontecer!

  • Foi isto que o www.amazon.com fez para se tornar um dos fenômenos da rede mundial. Oferecendo comissão pelas vendas de livros, webmasters do mundo todo aderiram a seu programa e o tornaram a maior livraria do mundo, sem uma loja sequer.

  • Estas idéias são só o começo e o céu é o limite. Como eu disse, seja criativo oferecendo valor para seus visitantes.

  • Pense em pelo menos três outras formas de espalhar sua mensagem de forma exponencial (esqueça o SPAM) e ponha em prática, mesmo que pareça maluca. Sem testar, você nunca vai saber.


  • Sucesso,

  • Prof. Wagner Henrique

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